15 razões pelas quais não está a conseguir ganhar dinheiro com o Google Adsense

O Google Adsense é provavelmente o programa de PPC mais utilizado do mercado e também aquele que mais blogueiros e webmasters utilizam nos primórdios dos seus projectos. 
Ao longo dos últimos meses tenho procurado optimizar projectos com Adsense em diferentes formatos e estilos, e os resultados têm sido extremamente satisfatórios, sendo que por momentos cheguei a algumas conclusões interessantes sobre o porquê de alguns editores não conseguirem maximizar o potencial dos seus anúncios.

google adsense
RAZÃO Nº1 – VOCÊ É BLOGUEIRO
O problema de rentabilizar blogs com Google Adsense prende-se com dois factores muito grandes. O primeiro tem a ver com a qualidade editorial do seu blog. Se por ventura você pretende ser um editor de qualidade, mas ao mesmo tempo pretende ganhar dinheiro com o Adsense, é bem provável que não consiga fazer nenhuma de ambas as tarefas com exactidão. Regra geral, quando um blogueiro pretende maximizar o potencial do seu blog e ganhar dinheiro com ele, a qualidade dos seus conteúdos é crucificada, o que indirectamente leva a que o blog renda menos dinheiro mesmo que o objectivo seja oposto.
O segundo grande problema prende-se com os nichos de mercado. Existem nichos, como por exemplo o Make Money Online, onde é extremamente complicado ganhar dinheiro com Google Adsense. Isto acontece porque a maioria dos leitores regulares deste tipo de blogs são webmasters ou editores, que fazem uso do fenomeno Ad Blindness, ou seja, são cegos para anúncios publicitários e geralmente nunca clicam, o que faz invariavelmente com que este se torne um nicho de mercado pouco rentável.
RAZÃO Nº2 – VOCÊ NÃO FAZ TESTES SUFICIENTES
A rentabilização de websites ou blogs com Google Adsense é directamente proporcional ao número de testes que você efectua por campanha. Existem nichos de mercado que são mais rentáveis com uma estratégia A, mas existem outros que seguramente só funcionam com uma estratégia B.
A optimização de anúncios pode ser feita através de várias formas, nomeadamente testes ao nível do posicionamento de anúncios, gestão da palete de cores, dimensões, formatos, entre outras coisas.
Se por ventura não tem disponibilidade para executar testes com as suas campanhas, analisar os dados e chegar a conclusões fiáveis, é bem provável que esteja em sub-rendimento.
RAZÃO Nº3 – VOCÊ PRECISA MUDAR DE ARES
Uma das razões que leva muitos editores e webmasters a não conseguirem maximizar os seus rendimentos, prende-se com o facto de estes não conseguirem sair do seu raio de acção e experimentar novas áreas de rentabilização. Embora você saiba que é bom na optimização para motores de busca, no MMO, ou em qualquer outra área, a verdade é que você nunca conseguiu ganhar dinheiro com ela, mas insiste.
Se por ventura não está a conseguir retirar o rendimento que deseja do seu website ou blog, comece por procurar novas áreas de acção, aprender novas técnicas e assimilar nova informação, e então sim, entrar num novo nicho de mercado, provavelmente mais rentável.
RAZÃO Nº4 – VOCÊ NÃO CONHECE OS SEUS LIMITES
Muitas vezes dou conta de editores e webmasters a tentarem concorrer para palavras-chave nas quais a sua concorrência é claramente superior. Muitas vezes estes editores acabam por não conseguir encontrar o seu espaço no mercado, e desistem. Outra parte acaba por voltar ao activo alguns meses depois, tentando novamente concorrer em mercados e palavras-chave extremamente competitivas, e o ciclo repete-se. Se pretende rentabilizar eficientemente o seu website ou blog, procure um nicho de mercado onde exista concorrência que esteja ao seu alcance.
RAZÃO Nº5 – VOCÊ NÃO SABE ESCOLHER MERCADOS
Outro dos motivos que leva a que muitos editores e webmasters não consigam rentabilizar os seus websites ou blogs, prende-se com o facto de estes não saberem escolher os melhores mercados de actuação. Se toda a gente está a criar blogs sobre Ganhar Dinheiro na Internet, então é bem provável que você seja o próximo. Na verdade isto ajuda apenas a tornar o mercado mais competitivo, mas menos rentável. Se quer ganhar dinheiro a sério com campanhas Google Adsense, procure nichos de mercado únicos e inexplorados.
RAZÃO Nº6 – VOCÊ NÃO SABE POSICIONAR PALAVRAS-CHAVE NOS SEUS CONTEÚDOS
Fazer com que um dos seus artigos se destaque numa palavra-chave específica, significa que você tem de utilizar essa mesma palavra pelo menos, no título do seu artigo, em 5% das palavras do seu conteúdo, nas tags, nos negritos e nos sub-títulos. O que acontece muitas vezes, é que os blogueiros apenas rentabilizam os seus blogs na homepage, sendo que dentro dos artigos o número de cliques é muito reduzido, por culpa de uma má optimização das palavras-chave.
RAZÃO Nº7 – VOCÊ NÃO SABE COMO RECEBER LINKS NO SEU BLOG
Para ganhar dinheiro com Google Adsense ou com qualquer outro programa, é necessário tráfego, seja ela pouco ou muito. No entanto e para se receber tráfego de forma orgânica através dos motores de busca, é necessário receber backlinks no seu blog. Ao invés de passar o dia a calcular como melhorar o seu blog, passe 2/3 desse tempo a calcular como receber mais links de volta. Aproveite também para ler estas 13 ideias que o vão ajudar a receber mais links no seu blog.
RAZÃO Nº8 – OS SEUS ANÚNCIOS NÃO FICAM BEM NO SEU BLOG
Na grande maioria das vezes, mudar o background dos seus anúncios Adsense para a mesma cor do background do seu blog ajuda-o a receber mais cliques nos seus anúncios. O mesmo se aplica aos títulos e descrições dos anúncios, que deverão utilizar a mesma palete de cores do seu blog. No entanto, isto poderá funcionar, ou não. Como referi em cima no ponto nº 2, é extremamente importante realizar testes e procurar a harmonia perfeita entre os seus anúncios e o seu blog.
RAZÃO Nº9 – DEMASIADOS CONTEÚDOS DISPERSOS
Muitas vezes leio histórias de editores que referem o facto de estarem a actualizar o seu blog cerca de 5 a 10 vezes por dia, mas não o conseguem rentabilizar eficientemente. Na maioria dos casos isso acontece por um simples motivo: demasiado conteúdo dispare. Esses blogueiros não se concentram num tipo de pesquisa ou palavra-chave específica, e acabam por abordar demasiados temas, alguns deles simplesmente desinteressantes e pouco rentáveis. Procure focar-se num tópico específico e evite andar à deriva.
RAZÃO Nº 10 – VOCÊ ATACA EM PALAVRAS-CHAVE POUCO RENTÁVEIS
Uma das formas de potenciar os rendimentos do seu blog, é atacando em palavras-chave que tenham CPC’s médio elevados. O que acontece frequentemente, é que os blogueiros acabam por se restringir a nichos de mercado onde as palavras-chave mais concorridas pagam muito abaixo da média.
Procure utilizar com maior frequência a ferramenta Google Keyword Tool e procure CPC’s médios que lhe paguem pelo menos $1 dólar.
RAZÃO Nº11 – VOCÊ NÃO SABE QUAIS AS PÁGINAS QUE CONVERTEM MELHOR
Hoje em dia já é possível associar a sua conta Google Adsense à sua conta Analytics e analisar com eficiência quais as páginas do seu website ou blog mais rentáveis. Sabendo de antemão quais as páginas que melhor convertem a partir do tráfego vindo dos motores de busca, você poderá iniciar uma estratégia de optimização das páginas restantes, mesmo sem a utilização de Google Adsense, por exemplo. Se uma determinada página não converte bem com Adsense, poderá tentar optimizá-la ou simplesmente procurar uma outra forma de a rentabilizar eficientemente.
RAZÃO Nº12 – AS SUAS PÁGINAS NÃO ESTÃO OPTIMIZADAS
Se por ventura os anúncios que aparecem nos seus conteúdos não estão direccionados para o tópico em questão, você tem um problema para resolver. Se por ventura os seus anúncios não correspondem ao texto que você escreveu, é bem provável que eles convertam muito menos, o que poderá fazer com que você se torne rapidamente num Google Adsense Smart Priced.
RAZÃO Nº13 – VOCÊ TEM DEMASIADOS ANÚNCIOS NAS SUAS PÁGINASO que converte bem não são muitos anúncios, mas sim anúncios devidamente estruturados e optimizados. É incrível analisar a quantidade de editores e webmasters que acha que muitos anúncios convertem melhor do que poucos anúncios. A grande maioria acaba por ficar de boca aberta quando as suas campanhas são pagas a 0,01€ por clique e a sua conta é Smart Priced.
É importante ter os seus anúncios devidamente colocados nas suas páginas, optimizados em formato, cor e tipo, e acima de tudo optimizados para o conteúdo que aparece nessas mesmas páginas. Isso sim, é importante.
RAZÃO Nº14 – VOCÊ UTILIZA OS FORMATOS ERRADOSÉ incrível analisar a quantidade de editores e webmasters que ainda utilizam skycrapers na barra lateral dos seus blogs. Nos dias de hoje um ‘arranha-céus’ numa barra lateral não converte 1/5 do que por exemplo um anúncio rectangular dentro do conteúdo propriamente dito. Os anúncios verticais são na sua maioria utilizados como um complemento, e não necessariamente como anúncios principais do seu website ou blog.
Aproveite para descobrir quais as áreas mais rentáveis do seu blog e posicionar nelas os seus anúncios principais.
RAZÃO Nº15 – VOCÊ NÃO SABE ESCOLHER BEM AS SUAS PALAVRAS-CHAVE
Na grande maioria das vezes você terá tendência para escolher palavras-chave que praticamente todo o mercado escolhe também. Isso faz com que os seus anúncios sejam idênticos às centenas de outros blogs dentro do seu nicho de mercado, e faz também com que você não se consiga posicionar eficientemente nos motores de busca, como eu havia referido no ponto nº4.

Pequenas alterações na sua rotina de gestão de campanhas podem levá-lo a facturar mais 20% ou 30% por mês, sendo que na grande maioria dos seus casos estaremos a falar de pormenores. Um spot de 200×90 com 5 links pode não converter bem na barra lateral direita ao pé das categorias, mas pode muito bem ser extremamente rentável no topo dessa mesma barra lateral. Você sabe? Já testou?
Até Já!
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Do, www.escoladinheiro.com
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