Os 30 webmasters online que criaram impérios antes dos 30 anos de idade!

Hoje gostava de lhe trazer uma visão diferente sobre a internet. Como sabemos existem milhares de milhões de webmasters que todos os dias procuram o sucesso na internet. Muitos deles têm idades inferiores a 30 anos e o seu sucesso dependeu exclusivamente da criação de modelos de negócio online que se tornaram em verdadeiros casos de sucesso. Embora existam muitos empreendedores que obtiveram sucesso depois dos 30, que gostaria de me focar exclusivamente no TOP30 dos webmasters que conseguiram criar maiores fortunas antes dos 30. Embora todos os projectos tenham em comum o facto de serem escritos em Inglês, representam várias oportunidades de negócio completamente distintas e que seguramente irão servir-lhe de inspiração para a criação de novos projectos online, procura de nichos de mercado pouco explorados na língua portuguesa, ou simplesmente uma visão do que é possível fazer e ganhar na internet com a construção de sites e blogs em nichos específicos.

facebook
1º. FACEBOOK (http://www.facebook.com/) – $700 MILHÕES DÓLARES
O Facebook foi criado por Mark Zuckerberg numa altura em que já existiam redes sociais na internet. No entanto esta rede social entrou primariamente no nicho de mercado das faculdades Norte Americanas, e aos poucos foi-se tornando uma referência nos Estados Unidos, até que abriu várias versões em outras tantas línguas, tornando-se actualmente na maior rede social do mundo. Actualmente o volume de facturação anual estimado para o site é de cerca de $700 Milhões de Dólares, com parcerias com grandes empresas como a Microsoft a título de exemplo.

runescape
2º. RUNESCAPE (http://www.runescape.com/) – $650 MILHÕES DÓLARES
O RunEscape é um jogo online extremamente popular em todo o mundo, que além de ser gratuito, conta actualmente com cerca de 135 milhões de jogadores. Além de ser um jogo multiplayer onde é possível combater e conhecer jogadores em todo o mundo, o jogo é corrido on-browser a partir dos servidores da RunEscape sem que seja necessário instalar alguma coisa no seu computador, permitindo ao jogador também, uma maior mobilidade para jogar em qualquer lugar. O seu criador foi Andrew Gower e o projecto rende actualmente cerca de $650 milhões de dólares em publicidade todos os anos.

mozilla
3º. MOZILLA (http://www.mozilla.org/) – $120 MILHÕES DÓLARES
Embora a fundação Mozilla não tenha fins lucrativos, ela rende cerca de $120 milhões de dólares por ano, que são investidos no pagamento dos ordenados de todos os trabalhadores e investidos também no desenvolvimento de novos aplicativos, traduções e novidades para a empresa. A fundação foi criada por Blake Ross e David Hyatt, ambos bem abaixo dos 30 anos de idade. Hoje em dia a Mozilla é extremamente conhecida pelo seu browser Firefox e embora já existissem browsers no mercado quando o Firefox apareceu, nada o impediu de se tornar uma referência na internet.

youtube
4º. YOUTUBE (http://www.youtube.com/) – $85 MILHÕES DÓLARES
O Youtube foi criado por Chad Hurley quando este tinha perto de 30 anos de idade. Chad tornou-se um verdadeiro empreendedor online e um webmaster de sucesso quando criou a primeira versão do Youtube, uma página de partilha e publicação de videos online, que mais tarde viria a ser comprado pelo Google por 1,5 biliões de dólares, alterando completamente a vida de Hurley, que ainda assim se manteve a trabalhar no projecto. O video já existia quando Chad o tornou no Youtube, e embora o conceito de sites de partilha de videos ainda estivesse muito verde, a verdade é que o Youtube alterou a forma como a partilha de videos era feita até então.

deviant art
5º. DEVIANT ART (http://www.deviantart.com/) – $75 MILHÕES DÓLARES
A Deviant Art foi originalmente criada por Angelo Sotira e nasceu como um projecto que pretendia reunir a arte e o potencial de vários designers e artistas online. Tornou-se rapidamente numa comunidade de arte online e hoje é seguramente a maior do seu género. Por ano produz rendimentos na casa dos $75 milhões de dólares e conta com vários milhões de artistas registados e que todos os dias partilham as suas obras livremente.

popcap games
6º. POPCAP GAMES (http://www.popcap.com/) – $60 MILHÕES DÓLARES
A PopCap Games está dentro de um nicho de mercado extremamente saturado como são os jogos online, jogos flash e tudo o que esteja relacionado com jogos a partir de sites. No entanto o seu criador, John Vechey conseguiu fazer do PopCap uma referência na área, que hoje rende-lhe cerca de $60 milhões de dólares por ano maioritariamente em publicidade. Embora não considere este nicho de mercado uma opção neste momento, a verdade é que há sempre espaço para inovar, como fez o Rui com o SpeedUpCars por exemplo.

wordpress
7º. WORDPRESS (http://wordpress.com) – $57 MILHÕES DÓLARES
Embora a grande maioria das referências apontem Matt Mullenweg como o criador do WordPress, existem outras que apontam Alexander Levin como o cérebro por detrás da primeira ideia formal do projecto. Independentemente disso, o WordPress surgiu há 5 anos, numa altura em que já existiam outras plataformas para blogs, mas onde existiam claramente lacunas e opções para um crescimento sustentado no mercado. Actualmente o WordPress rende cerca de 57 milhões de dólares por ano, maioritariamente produzimos pelo WordPress.com e pelos seus serviços prestados a clientes.

imageshack
8º. IMAGESHACK (http://imageshack.us/) – $56 MILHÕES DÓLARES
O ImageShack foi outro projecto que revolucionou a forma como se alojavam imagens na internet. As fotografias e as imagens já existam, no entanto, o seu criador Alexander Levin desenvolveu uma ideia de hosting gratuito e rápido para todos aqueles que pretendiam colocar imagens num servidor, gratuitamente, e com múltiplas opções à escolha e códigos de colocação em fórums e blogs automatizados. O projecto rende actualmente cerca de 56 milhões de dólares, suportados por publicidade e também pela venda de pacotes Premium e doações.

threadless
9º. THREADLESS (http://www.threadless.com/) – $50 MILHÕES DÓLARES
O ThreadLess é um modelo de negócio extremamente interessante e de uma inteligência enorme. Embora seja um portal de venda de t-shirts, a ideia base criada por Jake Nickell é a de ganhar dinheiro dando dinheiro a ganhar. Por outras palavras, os designers e criadores enviam logotipos, estampagens e desenhos para o site, as suas t-shirts são colocadas à venda e sempre que alguém comprar uma t-shirt, o autor do desenho ganha uma comissão e o site ganha uma percentagem da venda. A ideia rende actualmente cerca de $50 milhões de dólares por ano em rendimentos.

biz chair
10º. BIZ CHAIR (http://www.bizchair.com/) – $42 MILHÕES DÓLARES
A Biz Chair parece provavelmente um modelo de negócio básico. Vender cadeiras. No entanto o seu criador, Sean Belnick, com menos de 20 anos de idade projectou o negócio com o intuito de vender apenas cadeiras de escritório, tanto para empresas como para executivos. Ao sectorizar o seu modelo Sean conseguiu ganhar visibilidade e hoje o projecto rende cerca de $42 milhões de dólares por ano.

digg
11º. DIGG (http://digg.com/) – $31 MILHÕES DÓLARES
O Digg é seguramente o maior agregador de conteúdos do mundo, e foi criado por Kevin Rose, considerado actualmente como um dos webmasters mais influentes da internet. Durante vários meses foi dado como provavelmente parte da Google, numa proposta de vários milhões de dólares, mas ao que parece Kevin resistiu e o Digg continua a crescer diariamente, tendo já ultrapassado a meta dos $30 milhões de dólares de facturação por ano. Depois da criação e do sucesso do Digg, surgiram na internet muitos milhares de clones a tentarem a sua sorte em nichos de mercado específicos e línguas próprias, sendo que actualmente o mercado encontra-se um pouco saturado deste tipo de aplicativos.

mini clip
12º. MINI CLIPS (http://www.miniclip.com/) – $23 MILHÕES DÓLARES
O Mini Clips foi criado por Robert Small, um jovem webmaster que entrou num nicho de mercado idêntico ao do PopCap Games, ou seja, jogos online e jogos flash, e conseguiu aos poucos tornar-se uma referência num conceito mini. Os jogos são em formato curto e de execução rápida, e o site encontra-se actualmente traduzido para várias línguas, o que ajuda imenso ao crescimento global. Actualmente o site rende algo como $23 milhões de dólares em publicidade todos os anos.

engadget
13º. ENGADGET (http://www.engadget.com/) – $20 MILHÕES DÓLARES
O Engadget foi criado por Ryan Block, que havia criado o Gizmodo e mais tarde saiu da equipa editorial para fundar o Engadget. Este é seguramente um dos maiores blogs do mundo na actualidade, e foca-se unicamente em trazer diariamente entre 30 a 50 notícias sobre a área da tecnologia, informática e gadgets. O site é rentabilizado através de contratos de publicidade e rende cerca de $20 milhões de dólares ao ano. Resta dizer que este nicho de mercado encontra-se actualmente muito saturado e que é seguramente muito competitivo.

stat counter
14º. STAT COUNTER (http://www.statcounter.com/) – $18 MILHÕES DÓLARES
O Stat Counter é um serviço de análise métrica de dados tal como acontece com o Google Analytics. No entanto este serviço é extremamente completo a vários níveis, e embora tenha uma versão gratuita até 250k pageviews/mês, a partir dai ele é um serviço pago. O seu criador Aodhan Cullen encaixa por ano cerca de $18 milhões de dólares, provenientes desses pacotes e também de publicidade.

newsgrounds
15º. NEWSGROUNDS (http://www.newgrounds.com/) – $15 MILHÕES DÓLARES
O Newsgrounds foi fundado por Tom Fulp, já perto dos 30 anos de idade, e é basicamente um portal com tudo e feito por todos. Ele inclui notícias, blogs, jogos, filmes e uma variada oferta de recursos, criados e potenciados pelos seus diversos autores. O site é rentabilizado maioritariamente com campanhas publicitárias, e rende por ano o equivalente a $15 milhões de dólares.

voltage
16º. VOLTAGE (http://www.voltage.com/) – $12 MILHÕES DÓLARES
A Voltage foi inicialmente fundada por Rishi Kacker e Matt Pauker, ambos empreendedores sub-30. A empresa dedica-se actualmente às praticas de encriptação de emails, encriptação de bases de dados e gestão de soluções empresariais na área da protecção de dados. Actualmente é uma empresa robusta e cresceu ao ponto de trabalhar com algumas das maiores empresas do mundo. O negócio rende actualmente cerca de $12 milhões de dólares por ano.

plenty of fish
17º. PLENTY OF FISH (http://www.plentyoffish.com/) – $10 MILHÕES DÓLARES
O Plenty of Fish é um website de encontros e relações entre homens e mulheres. Já haviamos falado dele na série de Milionários do Adsense. Ele foi criado por Markus Frind, que sozinho e contra todas as expectativas, ganha cerca de $10 milhões de dólares por ano, com uma forte rentabilização com Google Adsense.

my year book
18º. MY YEAR BOOK (http://www.myyearbook.com/) – $10 MILHÕES DÓLARES
O My Year Book foi fundado por Catherine e David Cook, dois jovens sub-20 e obviamente sub-30. Esta é actualmente uma das redes sociais que mais cresce em todo o mundo, recebendo milhares e milhares de novos utilizadores todos os dias. Além do factor rede social, o site oferece jogos de perguntas, weblogs e também videos. A brincadeira dos dois jovens já rende cerca de $10 milhões de dólares ao ano.

the pirate bay
19º. THE PIRATE BAY (http://thepiratebay.org/) – $10 MILHÕES DÓLARES
Este é seguramente um nicho de mercado pelo qual não o aconselho a enverdar. As questões legais em torno dos torrents e da partilha ilegal de ficheiros podem não compensar os lucros anuais do projecto. O Pirate Bay foi fundado por Fredrik Neij e embora esteja praticamente todos os anos envolvido em questões legais em tribunais, é um projecto que rende $10 milhões de dólares por ano em publicidade.

iced out gear
20º. ICED OUT GEAR (http://www.icedoutgear.com/) – $10 MILHÕES DÓLARESA Iced out Gear é uma loja online de comércio de acessórios urbanos, como braceletes, bijuteria e muitos outros tipos de acessórios de moda. Embora seja um modelo de negócio típico, actua num nicho de mercado muito específico, o que lhe garante alguma visibilidade face aos grandes retalhistas. O projecto foi criado por David Levich e rende actualmente cerca de $10 milhões de dólares por ano.

CONCLUSÃO
O objectivo deste artigo, além do teor inspirativo que poderá ter em todos nós, é o de centrar as atenções na grande variedade de nichos de mercado aqui explorados. No meio de tanto sucesso existem alguns blogs também, e alguns sites que pela sua simplicidade e funcionalismo, poderiam muito bem ter sido criados por você. Esta lista como referi em cima, é apenas de webmasters sub-30, ou seja, que criaram riqueza na internet antes dos 30 anos de idade.
Existem aqui seguramente alguns exemplos perfeitamente incríveis, de empreendedores que conseguiram ser visionários nas suas ideias, mas existe também muito trabalho e suor em áreas e modelos de negócio já muito frequentados e concorrenciais. Acima de tudo o sucesso está sempre aliado à pericia que o autor tem de saber criar e promover o seu projecto, e não propriamente o facto de o nicho de mercado já estar ou não saturado. O Google tambem entrou no mercado quando já existiam motores de busca, correcto?
Alguns destes exemplos são seguramente uma inspiração para mim a vários níveis, e cabe a tanto a mim como a você, conseguir extrair o máximo destas aprendizagens e compreender quais os melhores caminhos a seguir na hora de criar um novo site ou blog. Como referi ao longo do artigo, existem ai modelos de negócio que são nichos de outros nichos de mercado, como por exemplo a venda de cadeiras de escritório para executivos, ou a venda de acessórios de moda para jovens urbanos.
Bons empreendimentos!
Até Já!
Se gostou desta listagem de recursos e não deseja perder pitada dos nossos conteúdos, considere seguir-nos no Twitter e/ou subscrever a nossa Newsletter para recebê-lo comodamente na sua caixa de correio electrónica: Twitter: @influenciar Facebook
Do, www.escoladinheiro.com
Formula Negocio Online, Como ganhar dinheiro na internet

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates