10 formas de posicionar os seus anúncios Adsense que realmente funcionam e dão dinheiro!

Quando se fala em Google Adsense, regra geral, fala-se sobre optimização de anúncios. Ainda ontem quando apresentei 15 razões pelas quais não está a ganhar dinheiro com o Adsense, voltei a referir que é extremamente importante optimizar anúncios, mas acima de tudo fazer testes, muitos testes.
No entanto, uma das coisas que pouco se vê na web ou na blogosfera, são exemplos práticos de como posicionar grupos de anúncios, de forma a melhorar o CTR das suas campanhas, e consequentemente os rendimentos da sua conta Google Adsense.
Nos últimos meses tenho vindo a realizar inúmeros testes e a acompanhar os rendimentos de vários websites e blogs meus, e projectos de clientes e amigos, e cheguei a algumas conclusões muito interessantes, que acho que são importantes de partilhar com os leitores aqui do blog. Quanto mais rentável forem os nossos blogs, mais dinheiro existe a circular na rede, mais posts pagos são comercializados, mais publicidade é adquirida, e por ai adiante.
Não vou referir os sites de onde retirei os screenshots dos posicionamentos, por razões óbvias, mas todos eles são sobejamente conhecidos no meio, sendo que inclusivamente alguns deles são meus.

posicionar adsense
O primeiro exemplo refere-se aos anúncios Adsense inseridos dentro de uma pesquisa interna de um website ou blog. Já aqui expliquei no blog como criar uma barra de pesquisa Google e associá-la à sua conta Google Adsense. Regra geral, o Adsense dentro das pesquisas não é uma fonte de rendimentos muito segura, uma vez que depende do número de pesquisas que o seu blog ou website efectua. Ainda assim, funciona plenamente como uma forma de rendimento passivo e um complemento também aos conteúdos que aparecem nos resultados das suas pesquisas.

posicionar adsense
O segundo exemplo refere-se à colocação de uma barra de links de texto com 728×90 pixeis e 5 anunciantes. Esta barra regra geral funciona muito bem quando colocada logo por baixo do menu de navegação do site/blog, claro está, se o mesmo tiver uma barra de navegação horizontal. Utilizar uma linha de links deste tipo noutro formato qualquer provavelmente não lhe trará rendimentos de qualidade.
Para que funcione, é necessário que esta esteja devidamente camuflada por baixo do menu horizontal, de forma a suscitar o interesse dos leitores, que por ventura poderão pensar que os links se referem à navegação do site, quando na verdade são meros anúncios PPC.

posicionar adsense
O terceiro exemplo refere-se aos agrupamentos de links verticais. Uma das técnicas muito utilizadas por editores estrangeiros, é colocar 3 grupos de links, com dimensões idênticas (por exemplo 3 grupos com 200×90) e com 5 linhas, lado-a-lado. Estes grupos geralmente funcionam muito bem e atraiem muitos cliques pela sua versatilidade e também pelo seu formato.
Há quem os utilize dentro dos conteúdos das páginas de posts, por cima dos títulos. Há quem os utilize na homepage de entrada do site/blog. Tudo depende da uniformidade e do layout do seu blog, pese embora seja necessário ter em conta que só se podem utilizar no máximo 3 anúncios de links Adsense por página, conforme os Termos e Condições do serviço.

posicionar adsense
O quarto exemplo é muito específico e provavelmente não se encaixa em muitos websites e blogs. A ideia é posicionar uma caixa de 2 ou 3 links, com dimensões específicas e ajustadas ao layout da página, e posicioná-los mesmo ao lado do campo de login. Este tipo de anúncios são extremamente rentáveis em websites e blogs que exigem que os seus utilizadores se registem e façam login para participar de alguma forma. Uma vez que todos os membros são obrigados a fazer login, uma grande parte deles acaba por visitar os links de forma natural e muitas vezes sem se aperceberem que se tratam de anúncios Google Adsense.

posicionar adsense
O quinto exemplo é mais uma forma rentável de posicionar links de texto. Uma barra com 468×60 pixeis, pode muito bem ser inserida por baixo de um menu suplementar. Sempre que alguém tentar aceder ao menu, irá incorrer na curiosidade de clicar e visitar os links patrocinados, sem que na verdade saiba que se tratam de anúncios.
Há quem utilize estes grupos de links por baixo ou por cima dos títulos dos posts em blogs. Entre os conteúdos de uma homepage, etc. Existem várias formas de os utilizar, mas o importante é perceber que estes devem estar sempre junto a zonas de impacto elevado e frequentemente utilizadas.

posicionar adsense
O sexto exemplo é de um agrupamento de links que penso esteja em testes ainda, mas que demonstra um nível de optimização muito bom. Logo por baixo dos conteúdos, aparecem anúncios Google devidamente agrupados e com o mesmo esquema de cores utilizado nos conteúdos no site. Isso faz com que muitas vezes os leitores e paraquedistas pensem que estão a ler conteúdos relacionados com a página, quando na verdade estão a ler anúncios publicitários. A taxa de cliques neste tipo de anúncios é altíssima.

posicionar adsense
O sétimo exemplo é na verdade algo que não gosto muito do ponto de vista estético, mas que é extremamente rentável enquanto forma de optimização. O exemplo refere-se a dois blocos de anúncios lado-a-lado e por cima do título do artigo em questão. Esses blocos podem ter 300×250 pixeis ou então 250×250 pixeis, dependendo do tipo de layout que o seu website ou blog tiver. Este tipo de estratégia ‘obriga’ o leitor a visualizar os anúncios antes do conteúdo, o que faz disparar a taxa de cliques e interesse na utilização deste tipo de media.

posicionar adsense
O oitavo exemplo refere-se à colocação de blocos de anúncios Adsense, lado-a-lado com o conteúdo do próprio blog. Este é um dos spots mais rentáveis da actualidade, e pode ser utilizado com blocos de 300×250 pixeis ou 250×250 pixeis, dependendo da estrutura do layout da sua página.
Esta técnica pode ser utilizada tanto na página de entrada do seu blogo (lado-a-lado com excertos do artigo), mas também dentro da página de artigo onde o conteúdo é muito mais vasto e os anúncios mais contextualizados.

posicionar adsense
O nono exemplo é outra das formas de utilizar os blocos de links verticais. Esta técnica é já muito utilizada por webmasters em todo o mundo, e visa a utilização de blocos de anúncios junto ao menu de categorias do blog, de forma a induzir o leitor a clicar primeiro nos anúncios ao invés de nas categorias. Há quem o faça por cima e por baixo das categorias em simultâneo, deixando pouco espaço de manobra ao leitor para não se enganar!

posicionar adsense
O décimo e último exemplo de hoje, visa a utilização de blocos de anúncios Adsense em dimensões bastante mais reduzidas, nomeadamente blocos com 200 pixeis de largura e uma altura muito reduzida, inseridos por baixo de conteúdos e optimizados de acordo com o layout da página em questão. Este tipo de anúncios passam na verdade extremamente despercibidos, mas visam um público alvo que lê os conteúdos do site e que acaba por ler também a publicidade.

Estas são apenas 10 formas rentáveis de posicionar os seus anúncios Adsense, que realmente funcionam e dão dinheiro! Agora é colocar as mãos à obra e começar a maximizar o potêncial da sua conta Adsense!
Se por ventura já utiliza algum dos formatos citados, deixe a sua opinião acerca da rendibilidade do mesmo. A partilha de experiências é sempre um ponto de partida para bons debates!
Até Já!
Se gostou desta listagem de recursos e não deseja perder pitada dos nossos conteúdos, considere seguir-nos no Twitter e/ou subscrever a nossa Newsletter para recebê-lo comodamente na sua caixa de correio electrónica: Twitter: @influenciar Facebook
Do, www.escoladinheiro.com
Formula Negocio Online, Como ganhar dinheiro na internet

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates