14 FORMAS OBJETIVAS DE AUMENTAR A SAÚDE FINANCEIRA DO SEU BLOG


Uma das coisas que tenho feito em meus blogs, e que recomendo a todos fazer, é otimizá-lo ao máximo para aumentar as conversões. É como espremer uma laranja até que não saia mais suco. Mesmo que você olhe para seus artigos e diga “Nossa! Está tudo perfeito.” sempre existe algo para melhorar. Se você acompanhou os últimos artigos sobre conversão, pode perceber que existe uma infinidade de coisas a se fazer para ter excelentes resultados. Se ainda não viu, considere acompanhá-los:
Já falei muito sobre como direcionar um leitor para conversão através de seus artigos, utilizando links e banners, porém ainda não foquei no assunto que considero mais importante: a otimização pós publicação. Tudo o que você já fez em seu blog pode ser melhorado. Se você tem o objetivo claro de ganhar dinheiro na internet poderá transformar seus projetos em excelentes fontes de renda simplesmente melhorando o que já existe.
Para entender melhor, imagine que seu blog possui 50 artigos publicados, recebe 150 visitas por dia e converte cerca de 50 reais por mês em programas de afiliados. Posso garantir que nem todos os seus artigos possuem ligações corretas, banners bem distribuídos, listas de artigos recomendados e demais destaques para que a taxa de conversão seja maior. Se você passar, artigo por artigo, menu por menu, lista por lista, otimizando cada ponto do seu blog, verá sua taxa de conversão aumentar absurdamente em um curto período de tempo. Com as mesmas 150 visitas, porém direcionando melhor seus leitores, você pode aumentar seus lucros de 50 para 100, 150 reais ou mais. Isso significa aumentar a saúde financeira do seu blog.
O objetivo desse artigo não é mostrar uma sequencia lógica de passos que você deve seguir, mas listar maneiras objetivas de aumentar suas conversões. Procure aplicar pelo menos 5 dessas mudanças em seu blog e você verá diferenças sensíveis em seus resultados.
saúde financeira

1. RETIRE OU MUDE DE LUGAR LINKS INÚTEIS

Em um blog, existem links que ajudam e links que atrapalham. Muitas pessoas (eu já fui uma delas) costumam incluir vários links logo no inicio do artigo. O mais comum é encontrá-los apontando diretamente para o domínio principal ou para artigos que não complementam o conteúdo em questão. Acontece que quando você inclui links logo no inicio do texto, ou muito próximos uns dos outros, pode estar direcionando o leitor para artigos que possivelmente não estão otimizados para conversão. Isso significa que você perderá uma possível comissão por deixar aberto um caminho para o qual o leitor não precisa ir.
No inicio do texto, mantenha somente links para landing pages ou páginas que convertam bem. Se o seu objetivo é trabalhar o link building interno, considere fazer ligações a partir do terceiro parágrafo. Isso porque para o Google um link no inicio do texto não pesa mais do que um link no final do texto, a única coisa que muda é a localização. Dessa forma você garante bons resultados tanto em termos de SEO quanto de conversão.

2. INCLUA BANNERS RELEVANTES NO MEIO DOS ARTIGOS

Quando um leitor visita seu artigo, normalmente, ele está interessado em ler aquele conteúdo. Imagine unir o útil ao agradável oferecendo um produto relevante e que combine com o assunto que está sendo tratado? Essa é a formula do sucesso do Google AdSense. Por que não aplicá-la ao seu blog como um todo e ganhar dinheiro assim como você ganha quando alguém clica em um link de anúncio? Isso não só parece simples, como efetivamente é! Para cada um de seus artigos, ou para os mais acessados e com maior tempo médio de permanência, procure incluir banners relevantes ao conteúdo. Se você está falando sobre moda, inclua um banner da Marisa. Se está falando sobre computadores, inclua um banner da Dell. Se está falando sobre tênis, inclua um banner da Netshoes. E assim por diante. A ideia é oferecer sempre um produto relacionado a o que o usuário procura.

3. INCLUA BANNERS RELEVANTES EM CATEGORIAS

As categorias, em blogs, são normalmente tratadas como simples categorias. Assim como no item anterior, é possível aproveitar esse espaço para incluir banners relevantes. Nesse caso, o trabalho é mais simples porque teoricamente cada categoria representa um assunto e combina com diversos produtos. Tomando como exemplo a própria Escola Dinheiro, a categoria Hospedagem poderia ter um banner para alguma empresa de hospedagem acima do primeiro artigo ou entre o primeiro e o segundo. Já a categoria Análise Técnica Forex poderia ter um banner para alguma empresa de cursos de análise técnica ou mesmo de forex. O importante nesses casos, como a variedade de banners é grande, é trabalhar com apenas uma rede de afiliados ou, por exemplo, o Hotmart para centralizar os ganhos.

4. RETIRE O ADSENSE DAS PÁGINAS QUE NÃO GERAM LUCRO

Quando o assunto é AdSense tudo é muito legal, bonito e simples. Basta personalizar, gerar o código e pronto! A questão é, você está tendo lucros com seus anúncios do AdSense ou está se iludindo com míseros centavos? No inicio, quando se recebe poucas visitas, definitivamente não compensa manter anúncios em seu site, a não ser que você os mantenha apenas nos artigos mais visitados, por vários motivos:
  • Blocos de anúncio do AdSense são muito chamativos e compatíveis com o conteúdo. Por um lado isso é bom, quando o valor do clique é alto, mas por outro ele tira a atenção do visitante, que poderia clicar em um banner de afiliado e comprar um produto, gerando uma comissão maior.
  • Se você fizer um levantamento das páginas que recebem mais visitas e possuem conteúdo com melhor valor por clique (baseado nas principais palavras-chave), poderá manter apenas blocos AdSense nelas, deixando as outras livre. Dessa forma, seu CTR aumentará e, mesmo com poucos blocos, você estará ganhando mais.
  • Foque em aumentar as visitas de seu blog e direcioná-las aos artigos com anúncios AdSense. Assim como você faz com programas de afiliados, direcionar os leitores para artigos com blocos de anúncio pode ser muito eficaz. Além disso, você poderá aproveitar os demais artigos para incluir banners de afiliados, como expliquei no item 2.

5. DISTRIBUA OS ARTIGOS QUE MAIS CONVERTEM EM DIVERSAS CATEGORIAS

Uma categoria é, acima de tudo, um local de grande visibilidade. Você já parou para pensar que alguns dos lugares de mais acesso dentro de um blog são elas? Trate-as como se também fossem locais de possível conversão. Utilizando a Escola Dinheiro como exemplo novamente, pense comigo… sempre que você entra aqui e procura por algo relacionado a dinheiro, visita as categorias “Ganhar Dinheiro” e “Programa de Afiliados“. Considerando que muitas pessoas também fazem isso, o que aconteceria se o Paulo Faustino publicasse somente artigos extremamente conversíveis nessas categorias? Com certeza a taxa de conversão aumentaria e os lucros seriam maiores. Portanto, quando for publicar um artigo que tenha boas chances de conversão, pergunte-se: em quais categorias meu leitor procuraria por isso? Respondendo a essa pergunta você aumentará sensivelmente as chances de um conteúdo ser visualizado.

6. INCLUA UMA LISTA DE ARTIGOS RECOMENDADOS NO FINAL DOS SEUS FEEDS

Uma das formas alternativas de ganhos, que não dá tanto resultado, mas que não pode ser desconsiderada, são os Feeds. Sempre que você publica um novo conteúdo, seu leitor o acompanhará e poderá clicar em seus anúncios. A questão é que a grande maioria das pessoas simplesmente ignora anúncios em feeds, justamente por se tratarem de leitores mais fiéis. Nesse caso, o que fazer para chamá-los à conversão? A resposta é extremamente simples. Inclua uma lista de artigos recomendados ao final do Feed. O detalhe é que esses artigos recomendados são justamente os que mais convertem ou que direcionam o leitor às landing pages. Uma lista sempre chama mais a atenção do que um banner.

7. INCLUA UMA LISTA DE ARTIGOS POPULARES NA SIDEBAR

Como comentei anteriormente, listas de artigos chamam mais a atenção do que banners. Comprovo isso há mais de 1 ano em meu blog, desde que publiquei uma lista de artigos recomendados na sidebar. Embora possa parecer manipulação, a resposta é que é e não é! Incluir uma lista logo no inicio da sidebar, além de ajudar o leitor em sua leitura, o direciona para páginas e artigos mais conversíveis. Em contra partida, tudo isso pode parecer uma “manipulação” e acabar afastando o leitor. Pensando em monetização, posso garantir, com toda certeza, que isso funciona de porque aumenta a visibilidade dos artigos.

8. CRIE UMA CATEGORIA DE “ARTIGOS EM DESTAQUE”

Novamente vou “bater na tecla” das categorias, pois são muito importantes no papel da monetização. Saber organizá-las de forma eficiente é essencial. Você já pensou em criar uma categoria “Artigos em Destaque” onde mantivesse cada um dos seus artigos mais conversíveis? E se você criasse um banner para promover essa categoria no topo de sua barra lateral? Quantas pessoas não acessariam essa categoria e leriam seus artigos otimizados? Quando lucro essa simples ação poderia representar? A ideia nesse caso é criar uma categoria onde você possa centralizar seus melhores artigos e então promovê-la em seu próprio blog, assim como você promove seus parceiros ou afiliados. Isso dá um resultado tremendo porque direciona muitos leitores para onde você deseja.

9. SE VOCÊ NÃO GANHA DINHEIRO COM PUBLICIDADE, PARE DE PROMOVER

O legal da monetização é que quanto mais radical você for, maiores são as chances de ganhar. Recentemente o Celso Lemes, do blog Criar Sites, parou de vender publicidade direta em seu site. Mesmo ganhando muito dinheiro, resolveu promover apenas o programa de afiliados da Wix. Desde então, tem relatado excelentes retornos financeiros. Embora o caso do Celso seja um pouco fora desse contexto, podemos aprender algo com isso. Se você não está ganhando dinheiro com publicidade direta, o melhor é parar de vender seu espaço e se dedicar a algo maior. Pode ser a promoção de afiliados, AdSense ou produtos próprios. O importante é ter o “tato” para saber quando está ganhando muito pouco por uma área que pode ser melhor aproveitada.

10. PROMOVA AFILIADOS EM 50% DOS SEUS LINKS DE MENU

afiliadosDefinitivamente, não é feio oferecer coisas em seu blog. Isso porque, como você já presta um serviço de qualidade e gratuito, nada mais justo do que ter a oportunidade de ganhar dinheiro à partir do que você escreve. Pode ser que nem todos concordem com isso, mas utilizar o menu para direcionar os leitores para landing pages e páginas extremamente conversíveis é uma forma de aumentar ainda mais o tráfego nas páginas e artigos importantes de seu blog.
Em seus menus, na sidebar, no rodapé, no topo e em outros locais, considere incluir links diretos para páginas e artigos que convertam muito. Isto é, se você possui uma landing page falando sobre a Netaffiliation e outra sobre a Zanox, inclua-as em um item no menu chamado “Top Afiliados”. Já se você tiver algum artigo que fale, por exemplo, das melhores ferramentas de SEO (onde você ganha uma boa comissão por recomendação) ou as 10 lojas virtuais com afiliados mais rentáveis, inclua um item no menu chamado “As melhores recomendações”. Sempre que você notar uma oportunidade de direcionar o leitor para uma página que gere dinheiro, não perca essa chance.

11. APROVEITE O FINAL DE SEUS ARTIGOS

O final dos artigos é considerado, por muitos blogueiros, como sendo uma área de conversão zero. A grande verdade é que dificilmente os leitores chegarão até lá se o conteúdo for ruim. Mas, considerando que o conteúdo é rei e que grande parte dos blogs são de excelente qualidade, considere tratar essa área (que fica logo depois do artigo e antes da biografia do autor) como sendo de grande potencial. Nesse caso, inclua banners chamativos e listas que sejam extremamente relevantes. Se o leitor chegou até ali, é muito provável que clique em seu anúncio.

12. FOQUE NOS ARTIGOS QUE RECEBEM MAIS VISITAS

Se você sabe que alguns artigos recebem mais tráfego do que outros, foque em manter ou aumentar o nível de visitas. A ideia nesse caso é melhorar ainda mais o que já está dando certo. Mantenha-se focado em artigos que atualmente recebem uma grande quantidade de visitas e as direcione para os artigos pouco visitados. Dessa forma, além de você distribuir o tráfego, mantendo o leitor por mais tempo no site, ainda diminuirá a taxa de rejeição (e isso significa mais lucro – tanto com afiliados quanto com o Google AdSense).

13. NÃO ACOMPANHE SEUS GANHOS DIARIAMENTE

Esse item foge um pouco do contexto do artigo, mas vale ser listado. Querer acompanhar os ganhos a todo momento é normal, porém muito prejudicial à produtividade. Deixe os relatórios de lado e se preocupe apenas com seu blog, nada mais. Pense que os ganhos não vão cair ou subir absurdamente, pois eles seguem um padrão. Não há nada a ser feito em um dia que faça seus lucros explodirem. Portanto, esqueça os relatórios das redes de afiliados, do Hotmart e do Google Adsense por pelo menos 29 ou 30 dias. Reserve apenas um dia do seu mês para delirar com seus ganhos e traçar metas para ganhar ainda mais dinheiro.

14. ESTABELEÇA OBJETIVOS MENSALMENTE

Naquele 1 dia em que você estiver acompanhando seus relatórios de ganhos, considere pensar no próximo mês. Quanto você gostaria de ganhar a mais? O que poderia fazer para alcançar seu objetivo? Como faria para mensurá-lo? É possível alcança-lo em apenas um mês? Se não, em quanto tempo pode alcançá-lo? Faça planos para atingir seus objetivos já para o mês seguinte. Se você considerar que pensou em algo maior, que não é possível alcançar em um curto período de tempo, estabeleça para os próximos dois ou três meses.
Procure aplicar ao menos uma das dicas que foram listadas aqui e você já estará no lucro. Ainda que esse artigo tenha ficado extenso e com muitos itens úteis para você conferir, acredito que existem muitos outros pontos que podem garantir o sucesso financeiro de um blog. Ajude a aumentar ainda mais essa lista com sua opinião. Quais dicas você adicionaria a esse artigo?
Abraços!
Por Anderson Chipak em Ganhar Dinheiro
Formula Negocio Online, Como ganhar dinheiro na internet

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